
Foto: Marcelo Martins / Riotur
A Acadêmicos de Niterói fez história nesta quinta-feira (6), ao conquistar seu primeiro título pela Série Ouro, assegurando uma vaga no Grupo Especial do ano que vem. Com o enredo “Vixe Maria”, a azul e branco transformou a Sapucaí em uma verdadeira festa junina, encantando tanto o público quanto os jurados.
Criado pelo carnavalesco Tiago Martins, o tema contou a história e as raízes do maior São João do mundo, realizado em Maracanaú, no Ceará. Com suas cores vibrantes, alegorias elaboradas e uma evolução impecável, a agremiação brilhou na disputa, selando sua ascensão a elite com 269,5 pontos.
A disputa pelo título foi intensa, disputando ponto a ponto com a União da Ilha e Porto da Pedra até os três últimos quesitos, quando assumiu a liderança de forma isolada. A Estácio de Sá chegou a pressionar pela primeira colocação no penúltimo quesito, mas a escola de samba da Cidade Sorriso manteve a pontuação máxima no quesito bateria, assegurando o campeonato inédito.
A São Clemente e Tradição, ultimas colocadas, foram rebaixadas para a Série Prata e em decorrência do incêndio que atingiu a Maximus Confecções no dia 12 de fevereiro, Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu, que produziam sua fantasias na empresa, não foram avaliadas.
Confira a classificação:
Aplicativos / Android & iOS
![]() |

Locutor nas escolas de samba do Rio de Janeiro.
Analista de Sistemas, Jornalista (RG 39675/RJ).
Radialista, Compositor e Intérprete.
Repórter do site Carnaval Carioca.