Unidos do Porto da Pedra escolhe o samba da parceria de Guga Martins

0

Fotos: Ana Victória

Em clima de festa, a Unidos do Porto da Pedra escolheu no início da manhã deste domingo (27), em sua quadra recém inaugurada, o hino oficial que cantará na Avenida no Carnaval 2024. A agremiação realizou uma final de alto nível, com quatro obras que postularam o direito de embalar o desfile que irá mostrar os saberes populares da cultura nordestina disseminados pelos profetas do Sertão, que tem a assinatura do carnavalesco Mauro Quintaes e o enredista Diego Araújo.

No final, a parceria de Guga Martins, Passos Júnior, Gustavo Clarão, Lucas Macedo, Leandro Gaúcho, Clairton Fonseca, Richard Valença, Gigi da Estiva, Abílio Jr., Marquinho Paloma, Cristiano Telles e Alison Picanço foi consagrada a campeã e vai representar a vermelho e branco no desfile de 2024. As atrações musicais ficaram por conta do cantor Clécio Ramos e dos DJs Barra e DG.

Personalidades da política e do Carnaval prestigiam o evento

Várias personalidades como o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, os vereadores Nelsinho Ruas e Lucas Muniz, a Secretária de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Julia Sobeira, o presidente da RioTur, Luiz Gustavo Mostof, os diretores da LIESA, Elmo José dos Santos e Edson Marcos, Machine, o “Sindico” da Sapucaí, entre outros participaram da grande festa.

O apresentador Milton Cunha foi um dos destaques da noite, esbanjando simpatia e selfies com todos que estiveram presente. O presidente do Tigre gonçalense, Fabio Montibelo prestou homenagem ao produtor da Rede Globo de Televisão, Enildo Viola, por seu trabalho e dedicação ao Carnaval do Rio de Janeiro. O carnavalesco Mauro Quintaes recebeu uma placa pelo título da Série Ouro e o retorno a elite das escolas de samba.

Diretoria apresenta a nova musa

A atriz Giovana Cordeiro, a “Luna” da novela “Fuzuê” é a nova musa do Tigre. A morena foi muito tietada durante todo o evento, e recebeu o carinho da comunidade ao subir ao palco.

“Fui recebida nesta quadra com muito carinho. É com muita honra que irei representar essa comunidade no próximo Carnaval. Estou muito feliz”.

Venceu o samba da comunidade

Pela segunda vez, Gustavo Martins, o “Guga” conquistou mais um campeonato em sua escola de coração. O outro título foi em 2022, onde na ocasião, a Porto da Pedra garantiu o vice campeonato da Série Ouro, com a homenagem a Mãe Stella de Oxóssi. Guga fez questão de enaltecer o apoio e confiança de seus parcerios, da comunidade, segmentos e direção. Ele acredita que a força e a união de todos, levará a agremiação gonçalense ao sábado das campeãs:

“É um sentimento enorme e mais um sonho realizado, e outra vez pelas mãos da minha escola. Quero agradecer ao presidente Godzila, ao presidente de honra, Fabio Montibelo, por ter colocado nossa escola no patamar que hoje se encontra e por novamente apostar nos versos desta parceria. Enfim, agradecer a essa comunidade que esperou muito para ver nosso pavilhão outra vez no Grupo Especial”.

Amor e gratidão, são as palavras que definem o sentimento do compositor Passos Júnior, que também é um dos vencedores do ano passado, com “Mãe Stella de Oxóssi”:

“É com imensa gratidão que expresso meus agradecimentos por ter recebido a confiança em nosso trabalho, pelo segundo ano, do nosso presidente de honra, Fábio Montibelo e sua diretoria. Gratidão ao carnavalesco Mauro Quintaes e toda equipe, pelo belíssimo enredo. Um tema valente e que nos emocionou em escrever esse amor em forma de samba. Vamos juntos fazer um Carnaval inesquecível”.

O compositor Cristiano Telles, destacou a alegria de retornar ao Grupo Especial, com o samba de sua parceria:

“É uma alegria indescritível ganhar o samba na escola do coração, e esse ano ainda mais especial, após um longo período esperando voltarmos a elite”.

Em 2024, o Tigre de São Gonçalo abrirá os desfiles, no dia 11 de fevereiro, domingo de folia pelo Grupo Especial, com o enredo “O Lunário Perpétuo: A profética do saber popular”.

Ouça o samba vencedor:

Compositores:
Guga Martins, Passos Júnior
Gustavo Clarão, Lucas Macedo
Leandro Gaúcho, Clairton Fonseca
Richard Valença, Gigi da Estiva
Abílio Jr., Marquinho Paloma
Cristiano Teles e Ailson Picanço
Intérprete:
Pitty de Menezes

Olhe pro céu
Onde a lua vagueia
As estrelas brilham no chão
Sabedoria é a luz que clareia
Porto da Pedra no meu coração
Sou seu lunário
Conselheiro imortal
Já “folheando”
Cada ponto cardeal
Alquimia de almanaque
(sou eu, sou eu)
Cada toque no atabaque
(sou eu, sou eu)

Quem acendeu
As lamparinas desse céu?

No Brasil os retirantes
São os astros de cordel
O sertão profetizou
Cada flor do Cariri
A “ciência” desse povo
Eu não guardo só pra mim
Separei as folhas secas
Misturadas no pilão
Confiei à rezadeira
Uma nova oração

Só porque eu escolhi
Navegar por esse mar
A viola perguntou
Para o santo do lugar
Responda, “meu sinhô”
Será que é amor?
Meu povo vai passar

Tanta gente
Esperou por esse dia
O pincel, a cantoria
Nunca foi ponto final
E lá do “auto”
Como a vida é um repente
O estandarte vai na frente
Muito mais que Carnaval
Vem Antônio, vem menino
Seu destino é cirandar
Um brincante nordestino
A missão: perpetuar

Quarto minguante
A moringa quase seca
Maré virou… virou luar
Tem alambique
Pra beber na quarta-feira
Okê, Caboclo
Tempo bom vem pra ficar

Quarto minguante
A moringa quase seca
Maré virou… virou luar
Tem alambique
Pra beber na quarta-feira
Faltava o Tigre
Pro lunário completar

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Deixe seu comentáriox