Casais de Padre Miguel intensificam ensaios e adotam tratamento psicológico
A Unidos de Padre Miguel se prepara para brilhar mais uma vez no Maior Espetáculo da Terra. Em meio a um universo de grandiosidade, a dança do mestre-sala e da porta-bandeira emerge como um dos elementos mais emblemáticos e tradicionais da festa, destacando-se não apenas pela apresentação imponente, mas também pela dedicação singular de seus componentes.
Há mais de uma década, o casal Vinicius Antunes e Jéssica Ferreira tem a responsabilidade de conduzir o pavilhão vermelho e branco da agremiação. Os ensaios, iniciados em junho, vão além da busca pela perfeição coreográfica, incluindo uma preparação física e psicológica meticulosa. Com academia, treinos funcionais e sessões individuais com psicóloga, a dupla visa alcançar o equilíbrio perfeito entre corpo e mente para brilhar intensamente durante o desfile e conquistar os 40 pontos para o Boi Vermelho.
“Antes mesmo da escolha do samba iniciamos nossa preparação, com um trabalho intenso na academia para pegar condicionamento físico, além de um tratamento psicológico com a Dra. Isabel, que vem sendo extremamente importante para nós”, contou Jéssica.
A criação das coreografias para o casal é um processo que combina a inspiração da fantasia, as exigências específicas da apresentação e a essência do samba-enredo, resultando em um estilo de bailado moderno que preserva a essência clássica do samba, como destaca Vinícius Antunes:
“Cada movimento carrega a alma do samba, e é nesse ritmo que encontro a verdadeira essência do meu amor pela dança”.
Simultaneamente, o segundo casal, formado por Emerson Faustino e Joana Falcão, juntos há 16 carnavais, tem uma preparação dedicada. Ensaiando desde agosto, a dupla enfatiza a musculação, atividades cardiovasculares e também faz uso de acompanhamento psicológico individual como fundamentais para assegurar uma performance impecável.
“Estar na Unidos de Padre Miguel é como ter um pedaço do meu coração pulsando no ritmo contagiante do samba”, conta Joana.
Na criação das coreografias, a preferência da dupla é mesclar o clássico e o coreográfico em seu estilo de bailado. Com o enredo centrado em Padre Cícero, as duplas expressam seus pedidos ao Padim para conquistar o título do grupo de acesso.
A UPM levará para a Avenida, o enredo “O Redentor do Sertão”, de autoria dos carnavalescos Edson Pereira e Lucas Milato. Vice-campeã no ano passado, a escola será a quinta a desfilar no sábado de folia pela Série Ouro da LIGA-RJ, em busca do tão sonhado título e o acesso ao Grupo Especial.
redacao@carnavalcarioca.net.br