Egili Oliveira encarna Teresa de Benguela no ensaio da Viradouro
Rainha de bateria já consagrada na Série Ouro, Egili Oliveira está confirmada no desfile da Unidos do Viradouro. A atriz e professora de samba no pé, já desfila na escola há cinco anos e, neste carnaval, ganhou um verdadeiro presente e, ao mesmo tempo, um grande desafio do carnavalesco Tarcísio Zanon: Representar Hua Jile, uma sacerdotisa voodoo cujo papel específico dentro do exército Mino era o treinamento espiritual e físico das guerreiras.
“Estou verdadeiramente extasiada com essa oportunidade e, quando li a descrição da personagem, me encantei. É uma responsabilidade e tanto, além de ter total identificação comigo e com a minha ancestralidade”.
A figura da guerreira de Daomé também foi inspiração para Viola Davis construir sua personagem no filme “A Mulher Rei”, o que deixa Egili ainda mais ansiosa. Este espírito guerreiro também estará presente na apresentação de Egili neste domingo (4), durante o ensaio da vermelho e branco, quando ela reverenciará Tereza de Benguela, líder quilombola nascida no século XVIII, que comandou a resistência à escravidão no Mato Grosso.
A rainha negra brasileira foi uma das personagens do enredo da escola de Niterói no ano passado, e reviverá novamente na pele da rainha retinta do carnaval no treino oficial da escola, que trará neste setor, o busto esculpido da heroína homenageando a força da mulher preta, tal qual em sua apresentação do ano passado.
redacao@carnavalcarioca.net.br