Folia Carioca lança campanha contra o abuso infantil no Carnaval

0

Foto: Divulgação

Com o objetivo de conscientizar os foliões para o combate ao abuso infantil, a Folia Carioca, uma das mais representativas entidades do Carnaval de Rua, lançou a campanha “Abuso não combina com a folia. Para um Carnaval seguro para as crianças”. A iniciativa, criada em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e com o apoio da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ), prevê a instalação de outdoors, busdoors, cartazes em estações do MetrôRio e da Supervia e a distribuição de ventarolas.

A campanha pretende alertar sobre a vulnerabilidade das crianças e dos adolescentes durante o Carnaval. Nesta época, são mais comuns o acesso desregrado à bebida alcóolica, a negligência de alguns responsáveis, a sexualização, o abuso sexual e o uso do trabalho infantil. Para isso, serão instalados dez outdoors em vários pontos da cidade, 50 busdoors em 16 linhas de ônibus, cartazes nas estações Carioca, Cinelândia, Saens Pena e Botafogo do MetroRio e na Central do Brasil (Supervia). Além disso, dezenas de milhares de ventarolas serão ofertadas aos foliões que participarem dos cortejos dos blocos e bandas.

De acordo com Marco Muniz, coordenador da Folia Carioca, a ação é mais uma oportunidade de lançar luz sobre este importante problema de nossa sociedade:

“Como instituição, temos uma responsabilidade social que vai além da folia. Entendemos que o Carnaval é uma oportunidade de levar uma mensagem à população sobre temas importantes nesse momento de festa”.

Já a presidente da ACTERJ, Tatiana Charles, destaca que a ação também é importante para informar à população como se faz a denúncia de violação dos direitos de crianças e adolescentes.

“Campanhas de sensibilização são fundamentais para proteção de crianças e adolescentes, desta forma convidamos a todos a se engajar em nossa iniciativa”.

A campanha também conta com a colaboração da Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro (Febarj), da Liga Independente dos Blocos de Embalo do Estado do Rio de Janeiro (Liberj), da Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro (Aesm-Rio) e do G.R.E.S. Estácio de Sá.

Sobre a Folia Carioca:

A entidade foi fundada em 2009 e congrega 18 blocos e bandas tradicionais do Carnaval Carioca: Bloco Se Me Der, Eu Como!, Bloco Cata-Latas do Grajaú, Bloco Guri da Merck, Bloco Enxota Que Eu Vou, Bloco Berço do Samba, Banda da Rua do Mercado, Bloco Largo do Machado Mas Não Largo do Copo, Bloco Largo do Machadinho Mas Não Largo do Suquinho, Associação Carnavalesca Infiéis, Bloco Arteiros da Glória, Bloco Boêmios da Lapa, Bloco Quem Não Guenta Bebe Água, Bloco da Insana, Foliões do ABRACES, Bloco Educa Que Liberta, Bloco da Harmonia, DNA Suburbano e Bloco Eu Também Tenho Arsch.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Deixe seu comentáriox