“BA-DER-NA! Maria do Povo” é o enredo da União da Ilha do Governador
1849. A União da Ilha do Governador segue os passos da maior estrela do palco lírico de um Rio de Janeiro ainda Imperial: Marietta Baderna.
Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Brasileira: (ba.der.na) 1. Situação de grande confusão ou desordem. / 2. Festa ou divertimento, geralmente noturnos e muito animados. 3. Provido do sobrenome da primeira bailarina da Ópera de Milão com nome Marietta, e seu público de revolucionários – os Badernistas.
Bailarina do Erudito.
Dançarina do Povo.
Amante das ruas, que se uniu à populares (pretos, nativos e mestiços das ralés), levando os passos da Cachucha e do Lundu ao Theatro Lírico São Pedro de Alcântara. Aclamada por jovens românticos que lutaram por ideais liberalistas de nosso país. Poetas dos cafés e dos bordéis da cidade que invadem a cena conclamando com pés no chão:
BA-DER-NA!
BA-DER-NA!
BA-DER-NA! Maria do Povo.
Nosso povo te aplaude!
O tema da azul, vermelho e branco será desenvolvido pelo carnavalesco Marcus Ferreira. A escola busca conquistar o título de campeã da Série Ouro e o retorno ao Grupo Especial.
Locutor nas escolas de samba do Rio de Janeiro.
Analista de Sistemas, Jornalista (RG 39675/RJ).
Radialista, Compositor e Intérprete.
Repórter do site Carnaval Carioca.
Parabéns União da Ilha do Governador pelo enredo de 2025 BADERNA Maria do Povo, eu como uma descendente da bailarina Marietta Baderna estou felicissima, muito obrigada, estão realizando um sonho de há muito