Cartaz do enredo da Grande Rio valoriza a arte dos “Abridores de Letras”

0

Depois do lançamento de “Pororocas Parawaras: As Águas dos meus encantos nas contas dos Curimbós”, a Acadêmicos do Grande Rio divulgou o cartaz oficial do enredo. O pôster, idealizado pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, expressa características do trabalho da dupla: A colagem de linguagens e o diálogo com outros artistas. A dupla reforça, com isso, a tendência de trabalho com parceiros e colaboradores. Bora explica:

“O cartaz valoriza a tipografia vernacular dos barcos da região amazônica. Graças ao diálogo com a idealizadora do projeto ‘Letras que flutuam’, a designer Fernanda Martins, conhecemos o trabalho dos ‘Abridores de Letras’, artistas que se dedicam à pintura de embarcações, em diferentes localidades do Pará. O abridor Luis Júnior desenvolveu um alfabeto inteiro para a Grande Rio – são as letras que utilizamos no pôster, que também conta com o trabalho da artista visual Mavi Maia. Ela pintou os animais de poder que representam as Três Princesas Turcas (arara, onça, jiboia) e os demais elementos composicionais do pôster. Mavi reinterpretou, ainda, o escudo da escola, unindo aos animais as flores, os frutos e as folhas da Samaúma, que é considerada a ‘árvore da vida’ da Amazônia – síntese do encontro com a Jurema”.

Gabriel Haddad destaca e enfatiza que outros artistas continuarão a desdobrar o processo:

“Os animais associados às Princesas também foram pintados em um barco, pelos artistas Alessandro Abreu e Odir Lima. O barco navegou pelo rio Paracauari, levando o pavilhão caxiense para dentro da floresta. Estamos em contato com outros artistas, da música e das artes visuais, para desdobrar ainda mais essa narrativa. Muita coisa virá por aí, nos próximos meses. Mais do que nunca, estamos tecendo redes”, finaliza o carnavalesco.
 

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Deixe seu comentáriox