Salgueiro faz entrega da sinopse em noite de emoção e espiritualidade

0

Foto: Anderson Borde

Em mais um passo do seu cronograma visando o desfile do ano que vem, o Acadêmicos do Salgueiro apresentou nesta quarta-feira (5), a sinopse do enredo que levará para a Sapucaí no Carnaval 2025: “Salgueiro de Corpo Fechado”. A obra, escrita pelo historiador Igor Ricardo, será desenvolvida pelo carnavalesco Jorge Silveira.

A vermelho e branco recebeu em sua quadra, diretores, segmentos, compositores, comunidade e imprensa. A noite foi repleta de emoção com a matriarca e presidente da ala das baianas, Maria da Glória Carvalho, conhecida como Tia Glorinha, abrindo a cerimônia ao lado do mestre-sala Sidclei Santos, buscando proteção diante de um altar cheio de axé, com o pavilhão Salgueirense ao centro.

Em seguida, a equipe liderada pelo coreógrafo Paulo Pinna apresentou uma dramatização da sinopse, encenada por passistas e bailarinos da Academia do Samba, sob a coordenação do diretor artístico Carlinhos Salgueiro. Após a explanação, Igor Ricardo detalhou a pesquisa e como será o desenvolvimento do tema.

“O enredo do Salgueiro trata basicamente da proteção espiritual. Vamos explorar a origem e o significado de ter o corpo fechado, que envolve sair de casa protegido por símbolos e rituais diversos. Nossa história começa na África com o povo Mandinga e culmina com uma homenagem à umbanda carioca e seu Zé Pilintra, protetor do Salgueiro”, explicou Igor.

Jorge Silveira destacou a proposta do enredo:

“Salgueiro de Corpo Fechado é um retorno às raízes afro-brasileiras, mergulhando nas diversas culturas religiosas do Brasil. Vamos traduzir na Avenida os rituais de fechamento de corpo, refletindo a jornada material e espiritual do Salgueiro.”

O Diretor de Carnaval, Wilson Alves, comentou sobre a expectativa para a próxima temporada:

“Esta noite é um incentivo aos nossos compositores, esperando que eles mantenham o nível do ano passado. É uma festa para apreciar o trabalho minucioso de Igor Ricardo e Jorge Silveira, que prepararam com muito carinho o enredo do Salgueiro”.

Wilsinho Alves também confirmou o início da temporada do “Salgueiro Convida”, que começa em 20 de julho, com a presença da campeã Unidos do Viradouro, na abertura do evento que é um dos mais aguardados pelos sambistas. A disputa pelo hino oficial está prevista para começar em 19 de agosto e o desfile acontece na segunda-feira de folia, dia 3 de março de 2025.

Aplicativos / Android & iOS

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Deixe seu comentáriox