Rosa Magalhães, carnavalesca com mais títulos no Sambódromo do Rio, morreu na noite desta quinta-feira (25), aos 77 anos. Ela foi vítima de um infarto. Campeã absoluta da Marquês de Sapucaí, ela colecionou sete títulos ao longo de mais de 50 anos de trabalho em prol do Carnaval Carioca.
Personalidades e apaixonados pela folia, seguiram lotando as redes sociais com notas e frases em sua homenagem. Um dos grandes amigos de Rosa, o jornalista Fábio Fabato disse ao Portal G1:
“Rosa foi a maior fazedora da maior das festas populares do planeta. Só isso já bastaria para ser considerada uma das grandes artistas brasileiras de todos os tempos. Uma capacidade única de descobrir histórias e contar para as pessoas a partir de uma linguagem inventada pelo Brasil: O desfile das escolas de samba”.
A Imperatriz Leopoldinense, cinco vezes campeã com os enredos elaborados por Rosa, também divulgou nota de pesar:
O GRES Imperatriz Leopoldinense, em nome da presidente Catia Drumond e de todos os seus segmentos, lamenta com profunda tristeza o falecimento da carnavalesa Rosa Magalhães, artista consagrada e maior campeã da Era Sambódromo.
Neste momento, faltam palavras para definir a grandeza de Rosa e de toda a sua trajetória não só no Carnaval, mas em toda a sua carreira, ao longo dos mais de 50 anos de trabalho dedicado à arte.
Falar de Rosa Magalhães é falar da história da Imperatriz, tendo em vista que, de 7 títulos conquistados pela professora, 5 foram em nossa agremiação.
Rosa promoveu desfiles inesquecíveis aos olhos do público e de toda a crítica, e sempre estará marcada por sua elegância, pela entrega magistral em seus trabalhos, e principalmente por sua brasilidade nas histórias que contou ao longo de todo esse tempo. É e sempre será referência para todos os amantes do espetáculo que ela também ajudou a construir.
“As histórias se confundem. É impossível falar de Imperatriz sem falar de Rosa Magalhães. Hoje o meu coração, e de toda a escola, chora a perda da maior de todos os tempos. O Carnaval deve muito à Rosa e nós temos muito orgulho de saber que em nossa biografia ela sempre estará. Obrigado, Rosa. Nossa eterna gratidão e amor”, disse a presidente.
O velório aberto ao público será realizado nesta sexta-feira (26), no Palácio da Cidade, das 12h às 16:30h. Já o sepultamento está marcado para o Cemitério São João Batista, restrito a familiares e amigos próximos.
Aplicativos / Android & iOS
redacao@carnavalcarioca.net.br
Grande carnavalesca com Bocão, r grande vitoriosa do Carnaval com um campeonato em 2013 e um 2012 que não quizeram dar Rosa Magalhães, que Deus lhe receba, meus pêsames para família e a família do samba. Unidos de Vila Isabel, Lenilson.