Exposição no MAC celebra o campeonato da Unidos do Viradouro
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói vai receber, a partir desta quarta-feira e até 9 de março de 2025, a exposição “Arroboboi, Dangbé”. Além de 200 fotografias do desfile que arrebatou público e jurados este ano, a mostra vai reunir ainda 20 fantasias, entre elas, três de destaques, criadas pelo carnavalesco Tarcísio Zanon para ilustrar o enredo que deu o terceiro campeonato a Unidos do Viradouro. Outro ponto que promete encantar os visitantes é a serpente de nove metros de comprimento que abriu o desfile da vermelho e branco levando ao delírio o público da Sapucaí.
A curadoria da exposição é da consagrada fotógrafa Renata Xavier e os textos são do jornalista e doutor em artes João Gustavo Melo, enredista da Viradouro. As fotos que serão expostas têm crédito de Renata Xavier, Leandro Lucas, Keila Ribeiro, Leandro Joras e Rodrigo Palma. Um dos pontos de grande impacto no desfile também terá destaque na mostra, como explica a diretora do Centro Carioca de Fotografia.
“Uma das novidades foi o uso criativo da iluminação cênica e a Viradouro surpreendeu e encantou o Brasil com um arco-íris de luz que clareou o céu do Sambódromo. As fantasias que brilham no escuro estarão na exposição que revive esta experiência através da ambientação e da montagem circular que evoca a serpente que engole a própria cauda, simbolizando o eterno recomeço”.
A exposição imersiva promete uma viagem de cores, sons e ancestralidade. Será uma grande celebração do tricampeonato da escola de samba de Niterói e, ao mesmo tempo, um chamado para o próximo Carnaval. Tarcísio Zanon comemora a presença da escola num dos principais cartões postais de Niterói.
“É emocionante ver a Viradouro ocupando um espaço tão importante para a cultura nacional e niteroiense que é o MAC. A nossa presença terá fantasias e partes de alegorias que fizeram parte de um desfile campeão que significou pra Niterói um motivo de grande orgulho”.
No dia 18, a abertura da exposição será às 17h, com show da escola. A visitação será de terça à domingo, das 10 às 18h. A entrada custa R$ 16,00 (inteira), R$ 8,00 (meia); morador de Niterói tem entrada franca e toda quarta-feira a entrada é gratuita para o público em geral. Este projeto é uma realização da Prefeitura de Niterói, Secretaria Municipal das Culturas, Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.
Aplicativos / Android & iOS
Locutor nas escolas de samba do Rio de Janeiro.
Analista de Sistemas, Jornalista (RG 39675/RJ).
Radialista, Compositor e Intérprete.
Repórter do site Carnaval Carioca.