As cantoras Fafá de Belém e Naieme e a atriz Dira Paes vão desfilar no carro abre-alas da Acadêmicos do Grande Rio. As artistas paraenses irão representar as princesas turcas que, segundo as narrativas de matriz oral dos terreiros do Pará, se ajuremaram na Amazônia, são reverenciadas pelo Tambor de Mina e viraram tema de carimbós.
Fafá de Belém será Mariana, a primogênita; Dira Paes interpretará Herondina, que se transforma em onça; e Naieme será Jarina, a irmã mais nova. Assinado pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, em parceria com a pesquisadora paraense Rafa Bqueer, o enredo promete mergulhar em tradições culturais do Pará, trazendo à tona o universo místico do Tambor de Mina e a potência rítmica e visual do carimbó.
A música “Quatro contas”, de Dona Onete, serve de ponto de partida para o contar de uma história que celebra as entidades encantadas, passando pelas pororocas, que, na visão do enredo, são um fenômeno mágico que ocorre no encontro entre o rio e o mar. Nas doutrinas do Tambor de Mina, as princesas são chamadas de pororocas, uma vez que protegem a maior floresta do mundo.
A tricolor de Caxias será a penúltima escola a desfilar na terça-feira de folia, apresentando o enredo “Pororocas Parawaras: As Águas dos meus encantos nas contas dos Curimbós”.
Aplicativos / Android & iOS
Locutor nas escolas de samba do Rio de Janeiro.
Analista de Sistemas, Jornalista (RG 39675/RJ).
Radialista, Compositor e Intérprete.
Repórter do site Carnaval Carioca.