Ministra Anielle Franco faz visita ao barracão do Salgueiro

Foto: Ygor Gusmão
Na tarde da última sexta-feira (7), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, visitou o barracão do Acadêmicos do Salgueiro na Cidade do Samba, antes de participar do lançamento da campanha “Feminicídio Zero no RioCarnaval 2025”. O evento contou com a presença da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, além de autoridades do estado do Rio e personalidades do mundo do samba.
Recebida pelo carnavalesco Jorge Silveira, ela conheceu as alegorias e detalhes do enredo que a vermelho e branco levará para a Marquês de Sapucaí. Em um momento marcante, ele destacou a importância da visita da ministra e a representatividade do enredo:
“Hoje é um dia muito especial para nós aqui no Salgueiro. Acho que a jornada do Salgueiro é de uma representatividade importante e a sua presença aqui faz parte dessa nossa luta e é um somatório de esforços para que a gente possa fazer validar aquilo que é de direito da cultura brasileira. Muito obrigado, seja bem-vinda ao Salgueiro”.
A ministra foi presenteada com uma figa de madeira, remetendo aos amuletos de proteção destacados no enredo. Emocionada com a recepção, Anielle Franco ressaltou o impacto social do carnaval e a importância de valorizar suas raízes:
“O que a gente está vendo aqui e em várias outras escolas é a luta para cada vez mais reforçar o respeito e a empatia. Não à toa o samba de vocês aí está no ‘top dos tops’, como um dos mais ouvidos do momento. Assim como nós, quando estamos no Ministério, falamos da luta, da importância do povo negro, das pessoas respeitarem, humanizarem esse povo, essa sociedade, assim também é o carnaval”.
Feminicídio Zero
Após a visita ao barracão do Salgueiro, Anielle Franco participou do lançamento da campanha “Feminicídio Zero no RioCarnaval 2025”, que também reforça a luta contra o racismo. A ministra ressaltou a importância da iniciativa:
“A campanha do feminicídio zero não será somente para o carnaval, mas para que nossas mulheres, todas as pessoas, na verdade, sejam respeitadas. Quando a gente fala de feminicídio no Brasil, a gente tem ali no topo mulheres negras, infelizmente, estamos lutando cada vez mais por isso. Nosso objetivo com essa campanha é dar visibilidade, pedir respeito, mostrar que o ‘não é não’ não é da boca pra fora. Seguiremos impulsionando junto com o Governo Federal, lutando por um país que respeite as mulheres”.
Nesta semana, o samba salgueirense ultrapassou a marca de 1 milhão de reproduções nas plataformas de streaming, consolidando-se como um dos mais populares desta temporada. O enredo aborda a força da ancestralidade e a resistência das religiões de matriz africana. Com uma proposta forte e engajada, a escola busca reforçar o respeito à diversidade religiosa e à cultura afro-brasileira, promovendo uma reflexão sobre a importância da tolerância e da valorização das tradições que construíram a história do país.
Aplicativos / Android & iOS
![]() |

redacao@carnavalcarioca.net.br