Determinada e apaixonada pelo que faz, Thaís Romi está sempre buscando novos desafios e a chegada à São Clemente trouxe exatamente o que a profissional, que há duas décadas está à serviço do Carnaval, passou um longo tempo amadurecendo.
“Comecei a dançar ainda criança, uma história muito recorrente dentro do carnaval, e sempre pensei em formas de compartilhar os saberes e as experiências que tive ao longo da minha carreira, descobrindo e formando novos talentos”.
Junto com o parceiro Alex Marcelino, ela comandará o projeto da escola que visa a formação de novos casais. A ideia é, além de ensinar e motivar os primeiros passos na dança do mestre-sala e da porta-bandeira, promover atividades para que os alunos também entendam que a função exige muito mais do que talento.
“A rotina envolve muito treino e dedicação, além dos ensaios. São mais de 10 horas por semana e, nos meses que antecedem o carnaval, em horários alternados, entre outras adversidades que precisamos superar. Sem contar que para nós, porta-bandeiras, existe também a questão do figurino que é sempre um diferencial”.
Para a final de samba da preto e amarelo, por exemplo, Thaís usou um figurino que fugiu do brilho das pedras muito usadas pelas profissionais do segmento, e apostou em um vestido pintado a mão homenageando São Francisco, padroeiro dos animais, confeccionado pelo Ateliê Fabiano Fernandes.
“Adoro pesquisar e encontrar soluções. Gosto das pedras, mas tenho apostado em outras soluções que rendem muito. Muitas das vezes, eu mesma bordo minhas roupas e isso acaba sendo uma terapia”.
Esta experiência, no entanto, não é a única que Thaís está vivenciando em sua nova casa. Ela que fora do carnaval atua como fonoaudióloga, também está responsável pela preparação vocal de Rafael Tinguinha, intérprete da São Clemente.
“Este é um trabalho que já venho realizando há algum tempo em parceria com a Roberta Camacho, com intérpretes para potencializar a voz desses profissionais e com o Tinguinha vem sendo uma experiência maravilhosa . Esse acompanhamento ajuda a explorar o potencial vocal e reduzir os danos causados pelo seu uso excessivo”.
Thaís trabalha com outros cantores, entre eles, Tem-Tem Jr. (União da Ilha), Charles Silva (Em Cima da Hora) e Alessandro Tiganá (Estácio de Sá).
Aplicativos / Android & iOS
Locutor nas escolas de samba do Rio de Janeiro.
Analista de Sistemas, Jornalista (RG 39675/RJ).
Radialista, Compositor e Intérprete.
Repórter do site Carnaval Carioca.