Unidos da Ponte vai contar a história do dendê na Marquês de Sapucaí
A Unidos da Ponte definiu o seu enredo para o Carnaval 2024. Seguindo a tradição de enredos afros, a escola vai levar para a Sapucaí, ao desfilar mais uma vez pela Série Ouro, o enredo “Tendendém – O axé do epô pupá”, que contará a saga do dendê desde a sua origem mítica em terras africanas, chegando no Brasil através da diáspora. O tema será desenvolvido pelo carnavalesco Renato Esteves. Ele conta como surgiu a ideia para a escola meritiense:
“O título nasceu de um jogo de palavras, criando o neologismo ‘temdendém’, junção de ‘tem’ com ‘dendém’ – que é a forma usada em Angola. Fui brincando com as palavras e percebendo a sonoridade… Tendendém lembra o toque do berimbau, então eu disse: ‘é isso!’. Juntei e criei esse nome novo. “Este é um enredo que literalmente nasceu do fogo. Para o carnaval da Imperatriz 2018, tive o prazer de trabalhar na pesquisa e a oportunidade de passear pelas galerias do Museu Nacional, onde obtive acesso à biblioteca. Achei um livro fininho, mas que me chamou muito a atenção e pensei que poderia dar enredo.
“Meses depois, infelizmente, houve o fatídico incêndio, não pude devolvê-lo e ele está comigo até hoje, esperando a reabertura para poder entregá-lo. ‘Tem dendê, tem axé’, de Raul Lody, é o livro que inspirou o enredo que busca as raízes brasileiras acima de tudo, falando de um dos pilares da cultura afro-brasileira. Curioso como o dendê já foi citado em vários sambas, enredos, mas ele mesmo nunca tinha sido protagonista”, destaca o carnavalesco estreante na Sapucaí.
A história será desenvolvida através da influência do dendê nos mitos ritualísticos africanos, mostrando sua importância nos hábitos e na cultura brasileira, sobretudo no estado da Bahia.
“É impressionante como o dendê está enraizado na cultura do baiano, o quanto simbolicamente ele influencia os cultos de matrizes africanas Obviamente, não podemos deixar de falar nas comidas preparadas com dendê. É um enredo para dar fome, saciando o espírito e fortalecendo a alma”, conclui Renato.
O poster ilustrativo também foi idealizado pelo carnavalesco e conta a contribuição do artista Guilherme Kid. O vídeo é uma produção do motion designer Leandro Thomaz.
Locutor nas escolas de samba do Rio de Janeiro.
Analista de Sistemas, Jornalista (RG 39675/RJ).
Radialista, Compositor e Intérprete.
Repórter do site Carnaval Carioca.