Antonio Nóbrega visitou o barracão da Unidos do Porto da Pedra

0

Foto: Ana Victória

O cantor Antonio Nóbrega visitou o barracão da Unidos do Porto da Pedra neste sábado (23), e se emocionou com a estrutura do barracão e a quantidade de pessoas envolvidas nos preparativos do Carnaval 2024. O artista é personagem importante no enredo “O Lunário Perpétuo: A profética do saber popular”, que o Tigre irá apresentar na Marquês de Sapucaí.

“Uma coisa é a gente conhecer, ter informações e outra coisa é a gente visitar uma escola de samba, dentro de sua estrutura mais intima. Então, eu estou fazendo esse passeio, essa jornada aqui pela Unidos do Porto da Pedra e realmente eu não tenho muito o que dizer nesse momento. Estou muito surpreendido pelo conjunto de atividades e de ações que envolvem o projeto de colocar uma escola de samba na rua. Meu primeiro depoimento é de uma pessoa impactada por tudo isso, e naturalmente devo dizer também honrado pelo fato de parte do meu trabalho estar associado ao samba-enredo desse ano”, disse Nóbrega.

Acompanhado de sua esposa, Rosane Almeida, o artista foi recepcionado pelo presidente de honra, Fábio Montibelo e do carnavalesco Mauro Quintaes. Ele pôde constatar a presença de importantes elementos da cultura pernambucana nas fantasias das 32 alas da vermelho e branco de São Gonçalo. Nóbrega ainda posou para fotos no barracão e ao lado de funcionários.

Natural de Recife (PE), ele teve o primeiro contato com a arte através do violino. Instrumento este que, até os dias de hoje, o acompanha em todas suas apresentações. Entre os anos de 1968 e 1970, participou da orquestra de câmara da Paraíba e da sinfônica do Recife. Já em 1971, foi convidado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares.

A partir de 1976, começou a desenvolver um estilo próprio de criação em artes cênicas e música. A lista dos seus espetáculos é longa, dentre eles estão “A bandeira do Divino”, “A Arte da Cantoria”, “O Maracatu Misterioso”, “O Reino do Meio-Dia”, “Figural”, “Brincante”, dentre outros. Mas é em outro grande espetáculo de Antonio que nos une para a folia 2024. Em “Lunário Perpétuo”, Nóbrega coloca as toadas e cantigas de cirandeiros, aboiadores e cantadeiras; choros, música de banda cabaçal e ponteados de violeiros, pifeiros e chorões; Passos, gingados e mugangas de sambadores, dançarinos e brincante, enfim, tudo que aprendeu durante sua caminhada.

Em 2024, a Porto da Pedra estará de volta ao Grupo Especial sendo a primeira a desfilar no domingo de folia. O enredo é de autoria do carnavalesco Mauro Quintaes e o enredista Diego Araújo.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Deixe seu comentáriox