A Imperatriz Leopoldinense promove, a partir das 19h desta sexta-feira (22), mais uma etapa da disputa de samba-enredo para o Carnaval 2024. Das sete obras a serem apresentadas, cinco permanecerão para a próxima fase. O evento contará ainda com apresentação de sambas que marcaram a trajetória de Dominguinhos do Estácio na verde, branca e ouro. Familiares do saudoso intérprete confirmaram presença e receberão uma homenagem da agremiação pela trajetória do músico na Imperatriz e no Carnaval.
“Dominguinhos foi, sem dúvidas, um dos maiores ícones do Carnaval e da Imperatriz. Esse reconhecimento, mais que merecido, é uma forma de agradecimento a tudo que ele representa para nós”, diz a presidente da Imperatriz, Cátia Drumond.
Com mais de 40 anos de carreira, Dominguinhos acumulou três passagens como intérprete oficial da Imperatriz Leopoldinense (1979-1982 / 1989 – 1990 / 2010 – 2013) e conquistou três títulos (1980, 1981 e 1989). André Bonatte, Diretor do Departamento Cultural, relembra o legado do intérprete e o significado de Dominguinhos na história da escola.
“Foi com a voz de Dominguinhos que a Imperatriz conquistou seu primeiro campeonato, com o lendário ‘O que que a Bahia tem?’. No ano seguinte, arrebatou a Avenida com o famoso ‘Só da Lalá’. Em 1989, ano marcante na história da agremiação, Dominguinhos embalou a Imperatriz com os versos de ‘Liberdade, Liberdade! Abra as asas sobre nós!’, conquistando o terceiro título dele e nosso. Isso mostra o quão talentoso e predestinado ele foi e o tamanho da sua grandeza e relevância na nossa história”, afirma Bonatte.
A noite de samba terá entrada franca até 21:45h. Após este horário, os ingressos custarão R$ 20,00. A ordem de apresentação desta noite foi sorteada na última terça-feira (19), com a presença de representantes das parcerias. Cada uma das composições será apresentada com uma passada sem bateria e outras quatro com apoio dos ritmistas da Swing da Leopoldina, comandada por Mestre Lolo.
Ordem de apresentação:
SAMBA 04 –
Parceria de Zé Katimba
SAMBA 07 –
Parceria de Me Leva
SAMBA 10 –
Parceria de Jeferson Lima
SAMBA 03 –
Parceria de Guilherme Macedo
SAMBA 02 –
Parceria de Jorge Arthur
SAMBA 09 –
Parceria de Nenel S. Filho
SAMBA 08 –
Parceria de Marquinho Lessa
As próximas etapas serão realizadas às sextas-feiras e a semifinal já foi programada para o dia 12 do próximo mês, durante a tradicional feijoada que terá participação da Mocidade Independente de Padre Miguel e Paraíso do Tuiuti. A grande final, como acontece todos os anos, será no Dia do Comércio, que desta vez cairá em 16 de outubro.
Em 2024, a Imperatriz Leopoldinense será a sexta e última escola a desfilar no domingo de folia. A agremiação busca o bicampeonato com o enredo “Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda”, do carnavalesco Leandro Vieira.
redacao@carnavalcarioca.net.br
Não tive esse prazer de ver na minha imperatriz