Imperatriz Leopoldinense firma parceria com o Ilê Axé Iyá Nassô Oká

2

Em carta, o terreiro declarou que irá colaborar com informações para o desfile da Rainha de Ramos.

Foto: Divulgação

Após visita da Imperatriz Leopoldinense às principais casas de candomblé da Bahia, o Terreiro Casa Branca do Engenho Velho (Ilê Axé Iyá Nassô Oká), o primeiro do Brasil, confirmou nesta quarta-feira (8), que irá colaborar com informações ligadas ao enredo “Ómi Tútú ao Olúfon – Água fresca para o Senhor de Ifón”. No mês passado, a presidente Catia Drumond e Leandro Vieira estiveram no terreiro para se aprofundar nos conhecimentos e saberes da temática, e foram recebidos pela Ekedi Sinha e por um Mogbá da casa, senhor Antônio Luís.

O carnavalesco responsável pelo o desenvolvimento do enredo que irá para a Sapucaí, festeja a parceria e se sente privilegiado pela possibilidade de consultar o tão respeitado patrimônio religioso e cultural brasileiro, resguardado pela história da Casa Branca, fundada na primeira metade do século XIX, e hoje sob liderança da ialorixá Mãe Neuza de Xangô Aganjù.

“O Terreiro Casa Branca guarda a oralidade de tradições ancestrais. Ter contato com quem faz o sagrado vivo é ter acesso a uma imensa biblioteca de bocas que guardam palavras, como quem guarda livros de valor incalculável. Eu que tenho gosto pela pesquisa, desfrutar do acesso à sabedoria da casa é poder exercer a atividade de enredista e carnavalesco de mãos dadas com o respeito e a reverência”, afirma Leandro.

O famoso terreiro foi tombado pelo IPHAN em 1984, e é o primeiro monumento da cultura negra a ser considerado Patrimônio Histórico do Brasil, além de ser aclamado como a “mãe de todas as casas de santo da Bahia”.

Diretoria atualiza calendário
do concurso de samba-enredo

Em mais uma etapa visando o próximo Carnaval, a Imperatriz Leopoldinense atualizou seu cronograma do concurso de samba-enredo. A escola realizará a entrega da sinopse no próximo dia 20 de maio, uma semana antes do previsto anteriormente. Já a grande final do concurso, que aconteceria somente em outubro, irá acontecer no dia 27 de setembro. As mudanças acompanham a antecipação da data de lançamento dos sambas oficiais pela LIESA.

Confira as datas:

20/05 – Entrega da sinopse
04/06 – Tira Dúvidas
11/06 – Tira Dúvidas
18/06 – Tira Dúvidas
25/06 – Tira Dúvidas
02/07 – Audição
30/07 – Divulgação dos Sambas
10/08 – Apresentação Oficial
16/08 – Eliminatórias
23/08 – Eliminatórias
30/08 – Oitavas de final
06/09 – Quartas de final
14/09 – Semifinal
27/09 – Final

Informações importantes:

1) As parcerias poderão ser formadas com no máximo seis compositores, sendo expressamente proibidas as participações especiais; / 2) Não será cobrada taxa de inscrição; / 3) É expressamente proibida a participação de torcidas comercializadas e grupos coreografados; / 4) Serão disponibilizados cinco microfones para cada parceria; / 5) Será permitida apenas a contratação de 01 (um) intérprete do Grupo Especial por parceria; / 6) Está proibida a confecção de camisas, bandeiras, adereços, e faixas de torcidas.

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ronald Barbosa

Vai, minha rainha.

[…] Confira as datas do concurso […]

2
0
Deixe seu comentáriox