Com roteiro e direção de Caroline Reucker, “Egili – Rainha Retinta no Carnaval”, será exibido nos dias 13 e 14 de outubro em salas da Zona Sul. A pré-estreia aconteceu no dia 12 de outubro, somente para convidados. O glamour do Carnaval, aliado à trajetória de uma mulher preta retinta, cuja história é forjada com doses de resiliência, são os ingredientes principais do documentário que narra a preparação da atriz, professora de samba e rainha de bateria da Acadêmicos de Vigário Geral, escola de samba que integra a Série Ouro do Carnaval Carioca.
Aos 42 anos, Egili teve seu cotidiano retratado pelas lentes de Caroline Reucker, que acompanhou a majestade da bateria Swing Puro ao longo de sua preparação para o Carnaval, observando de perto as dificuldades enfrentadas pela personagem até o momento do desfile. O Carnaval 2022, período em que Caroline iniciou o trabalho, foi marcado por enredos que abordaram as raízes africanas, os tempos de escravidão e a força espiritual dos cultos afro-brasileiros. A película ressalta a busca de Egili pelo reconhecimento de sua arte e por seu lugar na sociedade brasileira e no Carnaval.
“Eu gosto do samba, gosto do carnaval, gosto do glamour também, (…) é o único momento que as pessoas me enxergam”.
Essas são algumas das falas marcantes de amor e sacrifício que conectam Egili ao Maior Espetáculo da Terra. Além de registrar o passo a passo da rainha, que iniciou a carreira como passista do Salgueiro há 20 anos, o documentário faz questão de ressaltar a resistência de Egili à discriminação sofrida no dia a dia e seu engajamento a favor de temas relacionados a racismo e igualdade.
A história da sambista inspira e dá coragem para confiar em si mesmo e seguir seu próprio caminho apesar de muitas adversidades. Com 80 minutos de duração, o documentário chega ao Festival do Rio com exibições nos dias 13 de outubro, às 14h45, no Estação NET Gávea 4, e dia 14, às 14h, no Kinoplex São Luiz 2. A pré-estreia do filme acontecerá no dia 12 de outubro, às 16h30, em uma exibição para convidados e imprensa no Estação Net Rio 4 (Rua Voluntários da Pátria 35 – Botafogo).
Sobre Caroline Reucker
Nascida em Marl/North Rhine-Westphalia, na Alemanha, em 1985. Estudou direção de documentário na Filmakademie Baden-Württemberg. Seu filme diploma Le ciel la terre e l’homme (2018), foi exibido em mais de 25 festivais em todo o mundo e conquistou o primeiro lugar na categoria documentário de longa em festivais na Itália (2019), Portugal (2019) e França/China (2021). Seus filmes são caracterizados por uma atitude empática e aberta e permitem percepções íntimas sobre realidades incomuns e desconhecidas da vida.
Sobre Egili Oliveira
Nascida na Bahia, Egili Oliveira carrega toda a ancestralidade africana não somente na pele, mas na alma. Dos antepassados, herdou a profunda ligação com os elementos da natureza, o gosto pela cultura e pela arte. Formada em artes cênicas, a atriz e dançarina adotou o samba como meio de expressão e viaja o mundo difundindo a arte. Foi rainha do carnaval da Finlândia, Suécia e Canadá. É uma das pioneiras em ensinar e propagar a cultura brasileira, trabalhando na formação de passistas estrangeiras. Foi também rainha da União do parque Curicica, Renascer de Jacarepaguá e da Mocidade Unida do Santa Marta, além de musa da São Clemente.
Locutor nas escolas de samba do Rio de Janeiro.
Analista de Sistemas, Jornalista (RG 39675/RJ).
Radialista, Compositor e Intérprete.
Repórter do site Carnaval Carioca.